Feijoada à Transmontana

Mogadouro

Separador

Ingredientes

Feijão vermelho, cebola picada, cenoura, alho, louro, sal, salsa, tomate, couves, orelheira de porco fresca, salpicão, chouriço de carne, barriga de porco, entrecosto, focinho de porco, toucinho, vinho branco /

Começamos por cozer o feijão e as carnes. Cozer o feijão com chouriço, para ganhar sabor. As carnes são cozinhadas à parte, todas na mesma panela, à exceção dos enchidos que demoram muito pouco tempo a cozinhar e, portanto, são adicionados posteriormente. O feijão deve ser demolhado de um dia para o outro. Entretanto, preparam-se as couves retirando o pé e corta-se grosseiramente. Refoga-se a cenoura num tacho com azeite e, quando começar a ficar dourada nas extremidades, junta-se a cebola e o alho.

Deixa-se refogar e, quando apurar, junta-se um pouco de vinho branco. Deixa-se apurar e passamos parte do feijão para a panela do refogado, com pouca calda. Mexe-se ligeiramente. O restante feijão é reservado.

Enquanto isso, retira-se da panela das carnes, o toucinho, o louro e o focinho de porco. O feijão que foi adicionado ao refogado é regado com um pouco de calda da cozedura da carne. Cortam-se as carnes que se juntam agora à panela onde está a preparar o feijão.

Juntam-se os enchidos e deixa-se ferver. Nesta altura acrescenta-se mais um pouco de feijão (do que se reservou). Só nesta altura, e depois de deixar cozer um pouco, é que se coloca o sal, o primeiro a usar na feijoada.

Nesta altura entram também as couves e tempera-se com um pouco de pimenta.

Tradicionalmente, começa a ser confecionado de manhã muito cedo, de forma a preparar a carne antes de ir à mesa, pois o sabor é melhor se a carne for reaquecida. Acompanha-se com arroz bem solto.