Rochedos

Alfândega da Fé

Separador

Os Rochedos, doces de aspecto tosco, feitos à base de amêndoa e clara de ovo escondem no seu interior uma textura e sabor únicos. Batem-se as claras com o açúcar, junta-se a amêndoa e a farinha. Depois de tudo bem misturado, tende-se pequenas porções em forma de rochedo. Polvilhado o tabuleiro com farinha leva-se a cozer em forno moderado. Podemos visualizar esta confecção num breve vídeo de 1’52’’ no qual a Dona Virgínia nos conta o segredo que torna único o saborear da presença da amêndoa: a técnica de laminar manualmente e na hora a amêndoa https://www.youtube.com/watch?v=Pz9HDxKrQqs

É a presença da amêndoa na receita que confere singularidade a este doce característico de Alfândega da Fé. Os Bolos de Alfândega da Fé são de ontem e de sempre, moldados por sábias doceiras que ainda crianças aprenderam a arte com as mães ou avós. O segredo foi passando de geração em geração e o sabor mantém-se inalterável, a fazer lembrar as festas de verão, as reuniões familiares ou os casamentos e batizados onde estas iguarias eram presença habitual.  No concelho a tradição manda fazer os barquinhos e rochedos.

Há quem defenda que a sua forma foi escolhida pela semelhança com a torre do Relógio, monumento emblemático do concelho de Alfândega da Fé, apontada por muitos como sendo aquilo que resta do castelo medieval sendo a torre encimada por telhado em coruchéu piramidal mandado erguer pelo rei D. Dinis.